segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ciências do Ambiente

                    Ciências do ambiente é um ramo multidisciplinar de ciências que se debruça nos problemas ambientais, no sentido da sua interpretação, compreensão actuação e modelização, através de uma abordagem cientifica e integrada dos sistemas ambientais.
                    Ciencias do ambiente é uma disciplina da engenharia mecanica de produção onde o aluno tem as primeiras noções do sistema de preservação do meio ambiente e impacto ambiental, causado pela transformação de materia prima em produtos industrializados.
                           

O Que é Ciências


                No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.[1] Este artigo foca o sentido mais restrito da palavra. A ciência tal como é discutida neste artigo é muitas vezes referida como ciência experimental para diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam regularmente interconectadas.
A ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como a realidade funciona.
Ciência refere-se tanto a:No seu sentido mais amplo, ciência (do Latim scientia, significando "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemático. Num sentido mais restrito, ciência refere-se a um sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tal pesquisa.[1] Este artigo foca o sentido mais restrito da palavra. A ciência tal como é discutida neste artigo é muitas vezes referida como ciência experimental para diferencia-la da ciência aplicada, que é a aplicação da pesquisa científica a necessidades humanas específicas, embora as duas estejam regularmente interconectadas.
                 

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O Que é Ciclo da Matéria

               Os nutrientes minerais pertencem à Biosfera e sua quantidade é limitada. Por isso, a matéria orgânica que constitui os seres vivos está constantemente sendo degradada, e é assim que seus elementos constituintes retornam à natureza, e depois são reaproveitados.
               A energia luminosa vinda do sol é usada pelas plantas - PRODUTORES - e transformada em energia química, através de uma função – fotossíntese – em que a luz permite a produção (síntese) de matéria orgânica (alimento) a partir de matéria inorgânica (água, dióxido de carbono e sais minerais que as plantas retiram do meio ambiente) que irá formar o corpo das plantas e permitir a sua vida.
               As plantas vão por sua vez ser consumidas por animais herbívoros - CONSUMIDORES - que vão incorporar no seu organismo (produzindo a matéria que os constitui) a matéria sintetizada pelas plantas.
               Quando os produtores, herbívoros e carnívoros morrem, vão servir por sua vez de alimento aos seres DECOMPOSITORES (por exemplo, fungos e bactérias). Estes seres ao decomporem a matéria orgânica, convertem-na em matéria inorgânica (sais minerais) que será utilizada novamente pelos produtores, iniciando-se assim um novo ciclo.
               As plantas captam toneladas de moléculas deCO² da atmosfera e as transformam em glicose.A energia advinda do Sol será acumuladano néctar que irá atrair insetos polinizadores para promover o cruzamento entre plantas.Essa energia também é organizada em forma de glicose dos frutos que alimentarão os dispersores das sementes povoando a terra com diferentes espécies de plantas. Elas captam energia do Sol para manter a sua atividade e ainda a distribuem para os heterótrofos.