Os nutrientes minerais pertencem à Biosfera e sua quantidade é limitada. Por isso, a matéria orgânica que constitui os seres vivos está constantemente sendo degradada, e é assim que seus elementos constituintes retornam à natureza, e depois são reaproveitados.
A energia luminosa vinda do sol é usada pelas plantas - PRODUTORES - e transformada em energia química, através de uma função – fotossíntese – em que a luz permite a produção (síntese) de matéria orgânica (alimento) a partir de matéria inorgânica (água, dióxido de carbono e sais minerais que as plantas retiram do meio ambiente) que irá formar o corpo das plantas e permitir a sua vida.
As plantas vão por sua vez ser consumidas por animais herbívoros - CONSUMIDORES - que vão incorporar no seu organismo (produzindo a matéria que os constitui) a matéria sintetizada pelas plantas.
Quando os produtores, herbívoros e carnívoros morrem, vão servir por sua vez de alimento aos seres DECOMPOSITORES (por exemplo, fungos e bactérias). Estes seres ao decomporem a matéria orgânica, convertem-na em matéria inorgânica (sais minerais) que será utilizada novamente pelos produtores, iniciando-se assim um novo ciclo.
As plantas captam toneladas de moléculas deCO² da atmosfera e as transformam em glicose.A energia advinda do Sol será acumuladano néctar que irá atrair insetos polinizadores para promover o cruzamento entre plantas.Essa energia também é organizada em forma de glicose dos frutos que alimentarão os dispersores das sementes povoando a terra com diferentes espécies de plantas. Elas captam energia do Sol para manter a sua atividade e ainda a distribuem para os heterótrofos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário